quinta-feira, 30 de agosto de 2012

AÇÃO DO PROJETO VALORES E ATITUDES - ALEGRIA


   No mês de agosto foi realizado mais uma ação do Projeto Valores e Atitudes com o tema “Alegria” no período de 06 a 10 de agosto. As proponentes do projeto Maria Ivone e Sônia Avelino organizaram um cronograma com diversas atividades, as quais envolveram funcionários e alunos. Dia 06 aconteceu abertura oficial no espaço pedagógico – auditório, onde assistiu-se um vídeo musical com reflexão sobre o tema proposto.  Dia 07 as professoras Valdirene, Divina e Valdete juntamente com seus alunos, confeccionaram e fizeram a montagem do mural temático. As professoras Rose e Zildália organizaram atividades pedagógicas para todas as turmas que foram desenvolvidas no decorrer da semana. Dando continuidade ao projeto, dia 08 foi trabalhado jogos pedagógicos com os alunos, coordenado pelos professores Jair Junior e Allyne Leal.  Dia 9 as professoras Divina e Zilma apresentaram um filme de comédia com o titulo “se ela dança eu danço” e logo após direcionaram uma roda de conversa sobre o filme assistido. No dia 10 houve a culminância do Projeto, Coordenada pelos professores Maria Mendes e Núbia (bingo) Dalva e Zildália (teatro) Maria Mendes e Divina (mágicas) Valdirene e Jair Junior (malabarismo) Rose e Allyne (dança).Em suma o projeto foi um sucesso. 
Mural temático"A alegria esta no coração".

 Atividades pedagógicas


  Jogos pedagógicos e recreação




 Cine comédia - "Se ela dança eu danço".

 Bingo educativo

 Teatro - "Se você quer sorrir".

 Malabarismo 




A magia está no ar


Matinê  




Projeto Volta às Aulas II Semestre.


Com o objetivo de receber nossos alunos de maneira alegre e dinâmica, fez- se necessário a realização do projeto “Volta às aulas”, com o intuito de tornar nossas atividades ainda mais eficientes e atrativas. Os trabalhos foram desenvolvidos de acordo com o cronograma elaborado pelos professores proponentes Allyne, Jair Junior, Valdirene, Valdete, Dalva, Suely Rodrigues, Sonia, Zildália, Rose e Zilma , que coordenaram as atividades: Recepção dos alunos, café da manhã, dinâmicas com balões enfatizando as férias, Historia  utilizando a linha montessória e relato das férias através de desenhos e pinturas. Encerrando a programação o professor de educação física, proporcionou uma dinâmica de relaxamento. As atividades transcorreram de acordo com o previsto de forma satisfatória graças ao desempenho de professores, aluno e equipe gestora. 

 Recepção dos alunos
  
 Relato das férias através de desenhos e pinturas



Dinâmicas com balões enfatizando as férias

 Hora do conto 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto Resgatando o Civismo.


O Projeto Resgatando o Civismo tem por objetivo geral, resgatar o patriotismo nos educandos como também comemorar e valorizar as datas cívicas do nosso país. De acordo com o Calendário Escolar 2012 e o Projeto Político Pedagógico da APAE, o momento cívico é desenvolvido quinzenalmente e em datas especificas que retratam momentos históricos do Brasil.




Ação do Projeto Valores e Atitudes Junho - Amizade.


No período de 13 a 28 de junho de 2012,  a APAE- Escola Especial Gotas de Esperança, desenvolveu  atividades com o tema amizade  objetivando, reconhecendo a  sua  importância  e como devemos  cultivá-la. Dia 13 abertura oficial com a mensagem: “Ser Amigo”. Logo após  a música “Uma boa Amizade” foi cantada junto com os alunos e professores, coordenados pelas professoras Rose e Zildália. Em seguida, foi realizado um momento de oração e reflexão conduzido pela professora Teresinha. Na área de lazer os alunos orientados pelos professores, construíram um painel da amizade. As atividades foram registradas pelo fotógrafo, o  professor de educação física Jair Junior. Dia 15 as professoras Dalva, Maria Mendes e Rose realizaram a dinâmica da amizade. Na sequência a professora Valdete promoveu aos alunos a "Hora do Conto" com diversas historias  voltadas ao tema amizade. Dia 22 os professores Jair Junior, Sônia Avelino  e alunos dramatizaram uma peça reflexiva sobre o valor da amizade. Na sequencia a professora Ivone passou um vídeo “Pessoas são presentes” .Dia 28 Culminância do projeto com o I e II turnos juntos, exposição das atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto, socialização do correio da amizade e comemoração dos aniversariantes do I semestre. As ações realizadas originaram a alunos, professores e toda comunidade escolar  uma reflexão do valor da verdadeira amizade, reforçando  os laços já existentes.

                                                            Painel da Amizade.
                               
Desenvolvimento de atividades pedagógicas sobre a amizade.



                            Amizade vem de Deus. Como é bom quando se sabe amar. 

                                                   
 Confecção do painel da amizade.


Vídeo sobre a importância da amizade.

Homenagem aos alunos aniversariantes 1º semestre.