quarta-feira, 30 de maio de 2012






Eleição dos alunos Autodefensores



     Em cumprimento ao Projeto Político Pedagógico, a Escola Especial Gotas de Esperança -APAE – articulou o processo eleitoral dos alunos autodefensores, coordenado pelas professoras Maria Valdirene, Zildália, Maria Dalva e Divina, no período compreendido entre 16 a 20 de abril. A princípio, realizamos uma reunião com os alunos, para apresentar os objetivos da ação bem como explanar sobre o papel do autodefensor e suas respectivas atribuições. 
No decorrer da semana constituiu-se duas chapas concorrentes: chapa I representada pelos alunos José Domingos e Andréia Sousa e a chapa II representada pelos alunos Valdir Tavares e Gilmar Sales. A partir da formação das chapas, as professoras responsávéis pela eleição, organizaram o espaço pedagógico do auditório para os candidatos apresentarem verbalmente suas propostas e pedir votos, como ocorre em uma eleição democrática.
     O processo eleitoral finalizou no dia 20 de abril com resultado favorável a chapa I que venceu com 25 votos e a chapa II ficou com 22 votos. Os alunos da chapa vencedora agradeceram os votos e comprometeram-se em colaborar com a APAE nas atividades a serem desenvolvidas.


Vídeo: Eleição dos Alunos Autodefensores







Projeto Dia da Família na Escola



     Na data de dezenove de maio de dois mil e doze a APAE – Escola Especial Gotas de Esperança, Oficina Pedagógica Joana Margarida-Cultivando Mãos Talentosas e Serviço Social, desenvolveu o Projeto “Dia da Família na Escola” cujo objetivo é modernizar a gestão escolar, promovendo a participação efetiva dos pais e da comunidade. O tema escolhido para este dia especial, faz referência à interação entre escola e família no processo educativo e esportivo. Os propomentes desta ação são os professores Jair Júnior, Maria Dalva e Valdete Rodrigues que com muito carinho, organizaram a programação. 
     As atividades  iniciaram as sete horas no refeitório, onde foi oferecido um café da manhã compartilhado. Em seguida, todos foram convidados para assistir no  auditório, um teatro mudo  com os alunos da oficina Pedagógica, que  ressalta o  valor e importância da família  aos olhos de Deus, como também algumas  dificuldades encontradas pelas famílias  no mundo contemporâneo. Ainda no auditório a coordenadora da Oficina Pedagógica Karlinha, apresentou uma belíssima mensagem no data-show que emocionou todos os presentes e em seguida o Padre João Paulo ungido do Espírito Santo, abençoou esta casa de educação e o projeto desenvolvido. Em seguida a diretora Aldenísia Barbosa desejou as boas vindas, agradeceu a participação das famílias presentes e passou o momento para coordenadora pedagógica Zenacy Zenaide que fez a entrega dos boletins juntamente com os professores. 
     Dando sequência às ações, o professor de educação física Jair Júnior iniciou a gincana esportiva onde as famílias, alunos e funcionários participaram com muita animação. As brincadeiras selecionadas foram: dança da cadeira, guerra dos balões, cabo de guerra, concurso de pintura, quebra-cabeça, vivo/morto entre outras. Em suma, a ação do PPP planejada e execultada coletivamente, foi um sucesso.



Vídeo: Dia da Família na Escola - APAE 






Peça Teatral

Família, Projeto Infalível de Deus, coordenada pelas professoras da Oficina Pedagógica "Joana Margarida".



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto Valores e Atitudes: Fé / Por Favor.

   No mês de abril de 2012, a Escola Especial Gotas de Esperança – APAE, deu continuidade ao projeto “Valores e Atitudes” com o valor:  Fé e atitude de valor: Por Favor.
   Os objetivos desta ação são fortalecer a nossa fé em Deus através da Sagrada Escritura e depoimentos de alunos e funcionários; Resgatar atitudes que reflitam sobre a importância de ter uma boa educação; Demonstrar com nossas ações a busca diária por Deus por meio da fé. “ Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”. Mateus 17:20. 
   Nesta perspectiva cristã, as professoras proponentes do projeto Suely Alves e Nedi Maria, organizaram um cronograma de atividades a ser desenvolvido  nos espaços pedagógicos (auditório, área de lazer, refeitório, biblioteca, brinquedoteca, sala de aula, laboratório de informática)  tais como: oração, confecção do mural, leituras bíblicas e literárias, dinâmica, recorte e colagem, pinturas de desenhos, vídeos, testemunho de vida  e uma belísima peça teatral coordenada pelas dinamizadoras Maria Ivone e Sônia Avelino,  enfatizando o imenso poder de Deus e do seu filho Jesus Cristo  através da fé. Mateus 14:22,33.  
   A culminância do projeto aconteceu no dia 27/04 com  uma palestra sobre a fé,  proferida pelo ministro de louvor da igreja Batista Central o Sr. Raul de Araújo Albuquerque, que deu ênfase a importância de Deus e a busca constante da fé  em nossas vidas.

Atividades de recorte e colagem, pinturas de desenhos sobre a fé.




Momento de reflexão sobre a fé através de   leituras bíblicas e literárias

Aula de informática referente ao projeto
 Peça teatral: O poder da Fé - Jesus anda sobre as águas.






 A culminância do projeto:palestra sobre a fé,  proferida pelo ministro de louvor da igreja Batista Central o Sr. Raul de Araújo Albuquerque.





Vídeo com Apresentação Teatral dos Alunos